Esta é considerada uma das mais antigas profissões do mundo. Desde a época remota da humanidade se tem a busca por soluções que possam aliviar a dor e o sofrimento físico e a cura de problemas com a saúde.
A palavra farmácia tem origem da palavra grega Pharmakeía ou phármakon, que significa a arte de preparar medicamentos.
Particularmente no Brasil , os Colonizadores enfrentaram um grande problema quando por aqui desembarcaram. Um ambiente totalmente diferente do que tinham em sua terra natal. Eles tiveram que estreitar relações com algumas tribos indígenas, as que permitiam essa aproximação, para aprenderem como tirar medicamento da própria natureza para combater as doenças. Mais a frente, com a chegada dos Jesuítas, foram criadas enfermarias e boticas, o princípio das farmácias, onde um dos jesuítas se responsabilizava por cuidar dos enfermos e outro com o preparo dos medicamentos.
O primeiro curso feito para farmácia foi inaugurado em 1832 na Universidade do Brasil, que é a atual UFRJ, no Rio de Janeiro, a regulamentação da profissão só ocorreu em 1931.
Os Locais onde são comercializados os medicamentos e drogas medicinais são conhecidos hoje em dia como farmácias ou drogarias.
Farmácia Popular
No Brasil foi criada recentemente, a Farmácia Popular, programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo dos medicamentos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário