No dia 29 de março, a Secretaria de Saúde de Mauá realizou em Comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, o 3º Seminário “Juntos no Controle da Tuberculose” no Centro de Formação de Professores “Miguel Arraes”. O seminário organizado pela Coordenadoria de Vigilância à Saúde por meio do Programa de Controle de Tuberculose contou com a participação de profissionais de saúde e membros do Conselho Gestor de Saúde do município. A Divisão de Educação em Saúde participou realizando a apresentação do evento e a dinâmica "Nossa Jornada", que fez o público refletir sobre os caminhos já percorridos e os que ainda estão por vir, na vida pessoal e profissional.
Durante o seminário foram apresentados os aspectos clínicos da doença, dados epidemiológicos da tuberculose em Mauá, panorama da tuberculose no país e os desafios para reduzir o estigma e o preconceito em relação à doença e o doente.
A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras áreas do corpo como ossos, rins e meninges. É transmitida quando a pessoa com a doença nos pulmões espalha as bactérias no ar ao espirrar, tossir ou espirrar e a outra aspira o ar contaminado.
Tuberculose tem cura desde que tratada adequadamente por, no mínimo, seis meses. O tratamento é oferecido gratuitamente e é supervisionado pelo SUS. Os sintomas da doença são tosse por mais de três semanas acompanhada ou não por febre baixa ao entardecer, suor noturno, perda de peso, cansaço ou dor no peito. Ao apresentar esse quadro, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença e evitar a transmissão a outras pessoas.
Para a coordenadora do Programa de Tuberculose de Mauá, o dia 24 deve ser lembrado com o objetivo de promover a reflexão sobre a situação da tuberculose e mobilizar todos para que a tuberculose se torne uma doença do passado.



Nenhum comentário:
Postar um comentário