A Secretaria de Saúde de Mauá por meio do Programa de Controle de Hanseníase da Coordenadoria de Vigilância à Saúde dará início a Campanha de Hanseníase no município no período de 17 a 31 de outubro. Nesse período, as unidades de saúde realizarão ações educativas com o objetivo de informar a população sobre a doença, como identificá-la e como tratá-la.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae (Bacilo de Hansen) e acomete preferencialmente pele e nervos periféricos. A doença é transmitida pela pessoa doente, sem tratamento, através das vias aéreas superioras por meio de gotículas eliminadas no ar pela tosse, fala ou espirro.
Os sinais e sintomas aparecem cerca de dois a cinco anos após o contágio e os mais comuns podem ser: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer parte do corpo, que podem ser lisas ou elevadas; caroços avermelhados ou acastanhados; áreas da pele que mesmo sem manchas que não coçam, mas formigam ou pinicam e vão ficando dormentes, com diminuição e ou ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Estes sinais podem se localizar em qualquer parte do corpo, mas ocorrem com mais frequência na face, orelhas, costas, braços, nádegas e pernas.
A hanseníase tem cura, mas se não for tratada pode causar incapacidades e deformidades. O tratamento é gratuito.
O Centro de Referência no município que faz o diagnóstico e tratamento da hanseníase fica situado na Rua Santa Helena, 130 – Centro – Mauá. Mais informações pelo telefone 45141654.

Nenhum comentário:
Postar um comentário