Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aumento dos casos de catapora

A catapora ou varicela é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster e caracterizada pela presença de febre e vesículas em forma de bolhinhas disseminadas por todo o corpo que evoluem para crostas até cicatrizarem. A transmissão pessoa a pessoa ocorre por contato direto com as lesões da pele e por disseminação aérea das partículas virais.
O período de maior transmissibilidade inicia-se dois dias antes do aparecimento das vesículas e persiste enquanto houver as vesículas. E, o período de incubação da doença é, em média, de 14 a 16 dias.
Com o início da primavera aumentam os casos de catapora, pois com a baixa umidade do ar, o vírus fica mais tempo suspenso no ar, o que facilita a transmissão.
A catapora não é uma doença considerada grave, mas algumas recomendações como repouso, isolamento e cuidado para as vesículas não infeccionem são necessárias para evitar as complicações.  As complicações podem ser: infecção secundária das lesões de pele, pneumonia, encefalite, complicações hemorrágicas, hepatite, artrite, Síndrome de Reye, e infecção invasiva grave por estreptococos do grupo A, podendo levar a óbito.
A pessoa com suspeita de catapora deve ser levada ao médico e isolada das outras para que não haja transmissão da doença.
Segundo a Dra. Claudia Helena Walendy, responsável pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Vigilância à Saúde de Mauá, já foram registrados 4 pequenos surtos de catapora, totalizando 180 casos na cidade desde setembro passado.
Para Walendy é necessário que as creches e escolas comuniquem imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde sobre a ocorrência do primeiro caso de catapora para que as providências necessárias sejam tomadas de forma a evitar a disseminação maior da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário