Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Oficina de origamis de tsurus


A equipe do DIES promoveu, no dia 14/09, uma Oficina de Origamis de Tsurus aos funcionários da COVISA.
A Oficina que teve como instrutora a educadora física Patrícia, foi realizada com o objetivo de ensinar os participantes a elaborarem os tsurus, que serão utilizados na construção de móbiles. Esses móbiles serão expostos na COVISA em comemoração ao Dia Internacional da Paz, que é celebrado no dia 21 de setembro.O Dia Internacional da Paz foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981.
O tsuru (garça em japonês) é um dos mais conhecidos símbolos da paz. Segundo uma antiga tradição oriental, fazer mil garças em origami é um ato de esperança. Daí surgiu o hábito de fazer correntes de tsurus para realizar desejos: a recuperação de um doente, a felicidade no casamento, a entrada para a universidade, a conquista de um emprego. 
Uma garota japonesa chamada Sadako Sassaki imortalizou a corrente dos mil tsurus como símbolo eterno de paz e harmonia. Sadako nasceu em Hiroshima logo após a cidade ter sido atingida por uma bomba nuclear na Segunda Guerra Mundial. Devido às radiações, essa garota adquiriu uma doença fatal. E, aos 10 anos, ao saber da lenda do tsuru, ela decidiu fazer mil pássaros de origami para ter saúde suficiente para viver. Mas,  morreu quando já havia feito 964 pássaros. Então, seus amigos e parentes terminaram a corrente.

Postaremos as fotos dos móbiles, assim que estiverem prontos.

3 comentários:

  1. Foi muito gratificante compartilhar esse momento com o pessoal da Covisa. A turma estava animada e muito interessada em confeccionar o Tsuru. Parabéns a todos e até o próximo evento.
    Bjs
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter participado dessa oficina realizada pelo DIES, onde tivemos a oportunidade de encontrar nossos colegas de trabalho da COVISA.

    Valeu DIES!!!

    ResponderExcluir