Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

18 de outubro - Dia do Médico

O médico é o profissional autorizado pelo Estado para exercer a Medicina; se ocupa da saúde humana e/ou animal, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (como anatomiafisiologia) por detrás das doenças e do tratamento - a ciência da medicina - e também competência na sua prática aplicada - a arte da medicina.
No Dia do Médico, comemorado nesta quinta-feira (18), o Ministério da Saúde homenageia e parabeniza todos esses profissionais essenciais para as famílias brasileiras e indispensáveis para qualificar, cada vez mais, o Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última década, houve um crescimento da Atenção Básica em Saúde e, hoje, o SUS oferece assistência para mais de 100 milhões de brasileiros. São ações em promoção, vigilância em saúde, prevenção e cuidados, acompanhamento dos usuários que mostram a importância do médico para o SUS. “Temos competência para fazer um SUS cada vez melhor. São os médicos que estão em contato direto com a população nos hospitais, nas UPA 24h, nas Unidades Básicas de Saúde, ou seja, em todos os equipamentos de saúde espalhados pelo País’’, explica Padilha.
Segundo o psiquiatra do SUS Marcelo Arantes, celebrar o dia 18 de outubro é mais do que homenagear o médico, é reconhecer a importância e a qualidade desse profissional. É destacar o legado dele e honrar o respeito que ele tem pela sociedade. “Hoje eu atuo 100% na área de serviço público e me dedico ao Serviço Único de Saúde. O médico não deve ser apenas um profissional, mas sim um ser humano sensível a todas as demandas, a todas as dificuldades que a sociedade impõe”, afirma Marcelo.
O médico do Hospital do Coração (HCor) Adib Jatene também homenageia e parabeniza os médicos do País. “O médico é um profissional indispensável para o sistema de saúde atual, pois ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e aconselhamento do tratamento’’, conclui.
O professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Silvano Raia, médico que fez o primeiro transplante hepático entre vivos em 1985, destaca a importância desse profissional para a população e a relação ímpar entre o profissional e o paciente.

Profissionais de saúde – O Governo Federal oferece incentivos para levar médicos para mais perto da população. O Ministério da Saúde oferece cursos gratuitos para que os profissionais de saúde possam aprimorar seus conhecimentos, por meio da Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS), uma rede de instituições de ensino que oferece educação continuada online.
Além disso, desenvolveu um pacote de incentivo para médicos recém-formados, como o Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab). O ministério desenvolveu também o Telessaúde e o portal Saúde Baseada em Evidências, para aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados na perspectiva de melhor atender à população.

Fonte: www.blog.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário