Foi realizado na terça-feira, 19 de junho, o III Seminário de Prevenção às Violências ‘Direitos Humanos e Família’, coordenado pelo Núcleo de Prevenção às Violências em Prol da Saúde (Previsa), da Coordenadoria de Vigilância à Saúde (Covisa), Secretaria de Saúde de Mauá.
Nas palestras e debates, os participantes conheceram o trabalho em rede e resultados desenvolvidos no diagnóstico e prevenção, além da promoção da Cultura de Paz.
Um dos diagnósticos indica que a maior parte das violências ocorre no ambiente doméstico, praticadas por pessoa conhecida da vítima.
Os debates promovidos nos outros dois seminários realizados pelo Previsa resultaram em aprimoramento da captação de dados, capacitação de profissionais de saúde para melhorar o atendimento às vítimas, trabalho integrado entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública, aprovação de projeto de prevenção que recebeu recursos federais, entre outros.
O evento contou com palestras da coordenadora do Previsa, Walkíria da Silva Zachêu, e da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Cláudia Walendy; a doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, Rosângela Malachias; a representante do Núcleo de Combate e Enfrentamento a Todo Tipo de Violência de Embu das Artes, professora Alice Lima; a representante do Conselho do Idoso de Mauá, Albertina Cuch Fidêncio; a coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, doutora Heloísa Gama Alves; e a psicóloga e pedagoga voluntária da Organização Brahma Kumaris, Cleide Romero. Além das palestras, o evento também contou com uma apresentação teatral realizada por ACS de Mauá, chamada "Todos pela Paz", retratando a realidade de alguns tipos de violências existentes. No encerramento, uma apresentação musical, fechou os trabalhos do III Seminário.
![]() |
| Peça teatral "Todos pela Paz" |

.jpg)



Nenhum comentário:
Postar um comentário